Estádios – novos ou reformados – são estruturas concebidas para acolher públicos cada vez maiores, edifícios inovadores para a realização de grandes eventos esportivos além de serem excelentes exemplos de projetos de arquitetura em grande escala. Além de todos os aspectos técnicos e considerações relativas ao esporte, estas enormes estruturas apresentam aquilo que há de mais moderno em relação a sistemas tecnológicos, de eficiência energética e sustentabilidade.
A seguir veremos o projeto de nove estádios através dos detalhes de suas complexas mega estruturas.
Arena da Baixada / carlosarcosarquite(c)tura
Curitiba, Brasil
Reformado e ampliado para a Copa do Mundo do Brasil de 2014, a Arena da Baixada conta atualmente com uma superfície de 126.836 m2 e uma capacidade para 42.417 expectadores. Seu projeto foi inspirado no conceito de "caixa de luz", unificando a estrutura existente através de um sistema de componentes industrializados. Todos os materiais utilizados seguem os padrões de mercado e possuem as qualidades necessárias para manter a leveza, a permeabilidade e visibilidade entre interior e exterior.
* Tag em destaque: Policarbonato.
Estádio Chinquihue / Cristián Fernández Arquitectos
Puerto Montt, Chile
Este projeto foi concebido a partir de um sistema construtivo, o qual está baseado na modularidade e pré-fabricação de seus elementos, permitindo ainda que a construção seja realizada em etapas. As treliças metálicas que cobrem a totalidade do terreno de jogo estão organizadas em um ritmo configurando pela sua modulação elementar. O revestimento foi executado em painéis de alumínio opaco ou micro-perfurados, gerando um jogo de planos cheios e vazios, opacos ou semi transparentes.
* Tag em destaque: Alumínio.
Arena Castelão / Vigliecca&Associados
Fortaleza, Brasil
O estadio Castelão também foi mais uma das reformas de estádios para a Copa do Mundo de 2014, e as modificações realizadas procuraram respeitar as principais linhas do projeto original, desenvolvido na década de 70. Seu volume externo foi completamente revestido por uma pele translúcida mas mantendo a sua impresionante estrutura de concreto visível desde o interior. A inclinação dos seus tradicionais pilares de concreto estabelecem a diretriz para o projeto das sub-estruturas metálicas utilizadas na reforma; ao redor do estádio foram instaladas 60 novas colunas metálicas reticulares que desempenham duas funções simultâneas, atenuar as vibrações das arquibancadas e sustentar a cobertura.
* Tag em destaque: Estrutura Metálica.
Arena Tele2 / White arkitekter
Johanneshov, Suécia
Com uma capacidade total para 30.000 espectadores, este estádio se caracteriza por sua fachada de painéis metálicos perfurados, que evidencia sua estrutura interna que pode ser vista desde o exterior, permitindo amplas perspectivas do estádio para a cidade e seu entorno imediato. A cobertura retrátil permite uma grande flexibilidade de usos e incrementa ainda mais a sensação de permeabilidade e abertura.
* Tag em destaque: Chapa Metálica.
Estádio Ankara Arena / Yazgan Design Architecture
Ankara, Turquia
Este modesto estadio pode abrigar até 10.000 expectadores e foi construído em um terreno de 46.000 m2. Assim como os exemplos anteriores, sua estrutura também procura criar diferentes conexões visuais entre interior e exterior através de sua fachada colorida com brises horizontais e verticais. Seu grande volume parece reduzido devido a transparência da fachada e pela esbeltez de suas vigas de 15 m de vão, que servem de apoio para a marquise em balanço no perímetro do estádio - aparentemente - muito leve.
* Tag em destaque: Brises.
Estádio de Basquete em Dongguan / gmp architekten
Dongguan, China
Sede de um dos principais times de basquete da China, o estádio projetado pela GMP Architekten possui uma capacidade total para 15.000 visitantes. Sua estrutura se conforma a partir de um anel perimetral ondulado, com treliças radiais invertidas que concentram a carga em um anel interior, de onde partem seus 28 suportes verticais, unidos entre si por um grid em retícula. A estrutura da cobertura metálica possui um diâmetro de 157 metros e está apoiada sobre uma série de montantes em zig-zag, enquanto que a fachada reticular conformada por cabos tencionados entre a cobertura e o solo, servem de suporte para os painéis triangulares da envoltória exterior do estádio.
* Tag em destaque: Estrutura Metálica.
Complexo Esportivo do Mineirão / BCMF ArquitetosBelo Horizonte, Brasil
O estádio do Mineirão foi inaugurado no ano de 1965, com uma capacidade para 130.000 torcedores. Projetado pelos arquitetos Eduardo Mendes Guimarães Júnior e Gaspar Garreto, o estádio foi concebido através de uma estrutura modular de concreto armado, o qual também foi reformado para a Copa do Brasil. O principal elemento do projeto de reforma foi a implantação de um novo terraço perimetral, além da nova cobertura que ampliou a área de proteção dos assentos, acompanhando o ritmo original das 88 portas de acesso do estádio, apoiando-se nas arcadas de concreto e criando uma extensão de 26 metros de área de cobertura. Sobre a laje da estrutura existente foi instalada uma rede de painéis solares, o maior sistema fotovoltaico instalado no Brasil em uma única estrutura, a qual é capaz de produzir energia elétrica suficiente para abastecer até 1200 casas.
* Tag em destaque: Energia Solar.
Est[adio de Futebol Borisov / OFIS Architects
Barysaw, Belarus
Com 13.000 assentos o estádio de Borisov foi concebido a partir de uma cúpula arredondada que cobre o gramado, dando a impressão de ser um objeto hermeticamente fechado. A cúpula é feita de um material textil perfurado, que é tensionado sobre a estrutura do estádio. O espaço entre a envoltória e a arquibancada é uma espécie de via pública, abrigando espaços para lojas, bares, e serviços, além de escritórios, salas VIP e área de imprensa.
* Tag em destaque: Fachadas e Envoltórias.
Willmote Allianz Rivera / Wilmotte & Associés Sa
Nice, França
Em dezembro de 2009, a cidade de Nice, na França, lançou um concurso internacional de arquitetura para o projeto do novo estádio municipal. O novo complexo pode abrigar até 35.000 torcedores e por estar localizado em uma zona sísmica, o estádio foi concebido como uma resistente e expresiva estrutura metálica branca, a qual pode ser vista por trás da sua fachada de membrana ETFE translúcida. A cobertura por sua parte, está revestida por uma membrana de PVC e painéis fotovoltáicos, a qual protege os espectadores da luz solar direta e ainda produz energia utilizada dentro de suas instalações.
* Tags destacado: Estrutura Metálica, Energia Solar.
Veja outros posts sobre arquitetura esportiva aqui.